domingo, 21 de abril de 2013

Moraes Moreira - Mestiço É Isso (1986)

Esse é um disco que realmente vale a pena ouvir por completo. Dele participam vários artistas, entre eles Gilberto Gil e Caetano Veloso. De Leminski, parcerias com Moraes, constam Desejos Manifestos e Morena Absoluta. Me agrada muito a primeira, que pode ser considerada um ijexá-canção, Desejos Manifestos. Pra mim uma das parcerias mais felizes da dupla Moraes/Leminski. Um pedaço da letra: "Ai de ti que não tem, meu amor, olhos pra enxergar tanta paixão." É, como diz o ditado, o que os olhos não veem o coração não sente (e não mesmo). Portanto, como diria o Guilhermo Del Toro: "Hay que saber donde mirar."
Essa é a única gravação dessa música. Já Morena Absoluta tem duas gravações, além dessa de Moraes, também foi gravada no Lp Optimum in Habeas Coppus, uma produção curitibana, já postada nesse blog (aqui). Trata-se de um samba-de-breque. Muito legal o assobio do final, aquele que carinhosamente subentende-se dizer: "Ei, gostooosa..."
lmsk (link para o blog originalmente postado, apenas o áudio)
lmsk (link para as imagens)

Desejos Manifestos
(Paulo Leminski, Moraes Moreira e Zeca Barreto)

A luz do tempo se apaga
Sou vaga-lume, ilumino
Tem uma face e o destino
Que é de um menino risonho

Tem uma noite que eu vivo
Mas tem um dia que eu sonho
Procuro e acho motivo
Pra esse orgulho tamanho

Ai de quem não faz da falta a festa
Ai de quem não trás no coração
Frases e desejos manifestos
Que desejam manifestação

Ai de ti que não tem, meu amor
Olhos pra enxergar tanta paixão
Chama, corpo, alma, coração
É fogo, é fogo, é fogo, é inspiração

2 comentários:

  1. Infelizmente o link para o download do disco não está mais ativo... será que tem como vcs disponibilizarem novamente ? Desde já agradeço. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acabo de testar, está ativo, sim. Abraço!

    ResponderExcluir

Olá. Para comentários, use o nosso mural:
http://liricoleminski.blogspot.com.br/search/label/%5Bmural%5D.
Obrigado!