No ano de 1978 gravou o LP "Entranhas do horizonte", lançado pela gravadora CBS.
No ano de 1985, participou da coletânea "Movimento popular de arte", que reuniu diversos autores novos. Por essa época, participou do programa "Ensaio", da TV Cultura de São Paulo.
Em 1993, a gravadora Camerati lançou em LP e CD o disco "Lobo solitário". Deste disco, destacaram-se duas composições suas que fizeram razoável sucesso, entre elas, "A Rússia pegou fogo na Sapucaí" e "Sabonete". Por essa época, participou do projeto "Novo Canto", de São Paulo, ao lado de Arnaldo Antunes, Djavan, entre outros. No ano seguinte, a Revista Áudio News lançou o CD "Vanguarda da música popular brasileira". Neste disco também participaram Grupo Batacotô, Paula Morelenbaum, Tetê Espíndola, José Miguel Wisnik, Carlos Careqa, Bocato, Eliete Negreiros, Arrigo Barnabé e Edvaldo Santana. No CD participou com as composições "A Rússia pegou fogo na Sapucaí" e "Sabonete".
No ano de 1995, a gravadora Velas lançou o CD "Tá assustado?". Neste mesmo ano, participou do "Festival de Inverno de Ouro Preto", em Minas Gerais. No ano posterior, a cantora mineira Titane gravou em seu CD "Inseto raro", a composição "Torto", parceria de Edvaldo Santana e Haroldo de Campos.
Em 1997, novamente a Revista Áudio News, distribuída nas bancas de todo o Brasil, o incluiu em outra coletânea sua, "Momento MPB", na qual no qual participaram Boca Livre, Chico César, Flávio Venturini, Grupo Batacotô, Vânia Bastos, Almir Sater, a dupla Pena Branca e Xavantinho, Ivan Lins e Rosa Passos. Nesta coletânea participou cantando de sua autoria "Cabeça ocupada".
No ano de 1998, participou da coletânea "Liberdade de expressão". Por essa época, participou do "Projeto Mundão", ao lado de Thaíde, Magic Slin, entre outros.
Lançou em 1999, o CD "Edvaldo Santana", pela gravadora Tom Brasil, no qual prestou homenagem ao guitarrista porto-riquenho Carlos Santana na música "Mestiça" e ainda contou com as participações especiais de Bocato e a cantora Titane. Constam, também, neste mesmo CD, composições suas em parceria com Arnaldo Antunes, Paulo Leminski, Itamar Assumpção e com seu pai, já falecido, Félix de Santana Braga. Ainda sobre esse mesmo disco, vale destacar a apresentação feita por Tom Zé e a capa produzida pelo artista gráfico Elifas Andreato. Neste mesmo ano, apresentou-se no programa "Bem Brasil", da TV Cultura.
Em 2000, Titane regravou "Zensider" (c/ Ademir Assunção) em seu disco "Sá rainha", lançado pelo selo Lapa Discos.
No ano de 2003 lançou o CD "Amor de periferia", do qual participaram Lenine na faixa "O jogador", Zélia Duncan em "Desse fruto", o Quinteto em Branco e Preto em "Batelaje", Nuno Mindelis em "Guilhotina" e o cubano Yaniel Matos tocando piano nas faixas "Choro de outono" e "Cantora de cabaré".
Em 2012 lançou o CD "Jataí", no qual contou com as participações especiais do músico Paulo Lepetit e da cantora Fabiana Cozza." (fonte: http://www.dicionariompb.com.br/edvaldo-santana/dados-artisticos)
lmsk (mp3 + imagens)