domingo, 11 de agosto de 2013

Curitiba. Cidade da gente. - Marinho Gallera e Paulo Vítola (1983)

Bom, como eu havia prometido, venho agora postar o disco Curitiba. Cidade da gente., que tem aquele super dicionário sobre a cidade, elaborado por Leminski, ABCuritiba. Ouvindo todo o disco novamente, ocorreu-me que, no fundo, o tal dicionário não deixa de ser senão um glossário desse Lp. Um guia. Útil aos curitibanos mais jovens, que não podem se recordar de personagens e fatos famosos da capital do paraná, porém antigos. Útil ainda aos não curitibanos, o glossário, obviamente, vai explicar mais. Rua das Flores? Ilha do Mel? Isso qualquer curitiboquinha sabe, mas nem todo mundo "de fora". O ABCuritiba, aliás, com a ordem alfabética dos verbetes totalmente fora de ordem, segue, na verdade, a ordem dos textos das canções desse disco, como se os verbetes fossem, na verdade, notas explicativas.
Sobre o disco:
Bom, muito bom. Produção de primeira, excelente projeto gráfico, melodias e arranjos super bacanas. Mas algumas coisas me irritam. Acho nauseante uma certa reverência cega a cidade. Como se Curitiba fosse o melhor lugar do mundo. Puxa-saquismo total. Veja-se a própria faixa Cidade da Gente. Pra mim, faltou um pouco de crítica mesmo, direta, em demonstração de amor. O Paulo Cesar Botas, cantor em algumas faixas, às vezes pisa feio na bola, mas isso é detalhe.
Boas (gosto pessoal!): Era uma vez, Choro de Rua, Mate Socado (mais um chamamé do Gallera, especialista), Ó de casa.
A canção Mocinhas da cidade, aqui resgatada, foi famosa em idos tempos, cantada nas vozes de Nho Belarmino e Nha Gabriela, que, por sua vez, participam desse "remake". Leminski também empresta sua voz a canção, participando do coro.

lmsk (mp3 + imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Para comentários, use o nosso mural:
http://liricoleminski.blogspot.com.br/search/label/%5Bmural%5D.
Obrigado!